Você está aqui: Página Inicial Conteúdo Setores e Serviços Notícias - ASCOM Arquivo de Notícias do MPF/SC 2005 Maio Mafra ganha vara federal e torna-se sede da JF (SC)

Mafra ganha vara federal e torna-se sede da JF (SC)

13/05/2005

O Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região instalou hoje (13/5) a Vara Federal de Mafra (SC), a primeira do município e a 39ª da Justiça Federal de Santa Catarina (JF/SC). A solenidade foi coordenada pelo presidente do TRF, desembargador federal Vladimir Passos de Freitas, e contou com a presença do prefeito de Mafra, João Alfredo Herbst, do diretor do Foro da JF/SC, juiz federal Sebastião Ogê Muniz, do procurador da República em Joinville Cláudio Valentim Cristani, representando o Ministério Público Federal (MPF), e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina (OAB/SC), Adriano Zanotto, além dos diretores do Foro da JF no Rio Grande do Sul e no Paraná, respectivamente os juízes federais Salise Monteiro Sanchotene e Nicolau Konkel Júnior, e de representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Em sua manifestação, o presidente do TRF resgatou a história de Mafra, desde o acordo entre os estados de Santa Catarina e do Paraná, em 1916, referindo-se ao advogado Manoel da Silva Mafra, que defendeu SC no Supremo Tribunal Federal, no episódio do Contestado. Freitas ressaltou a evolução do município, que hoje tem cerca de 51 mil habitantes, até a condição de pólo da região do Planalto Norte. O benefício não é apenas para Mafra, mas para toda a região, salientou o magistrado, lembrando que a reivindicação de uma vara federal na cidade vinha sendo feita há mais de dez anos.
Para o prefeito do município, a instalação da Justiça Federal indica que Mafra deve e merece retornar ao lugar de destaque que já ocupou na sociedade catarinense. Herbst fez ainda votos de plena integração da Justiça Federal com a comunidade mafrense.
O diretor do Foro da JF/SC salientou o crescimento da estrutura da Justiça Federal em Santa Catarina durante a gestão do desembargador federal Vladimir Passos de Freitas. Muniz citou que, no início do mandato, em 2003, havia subseções judiciárias em dez cidades catarinenses, número que aumentou para 15 com a instalação da Vara Federal de Mafra. Da mesma forma, o número de varas federais era 30 e chegou a 39. Esse crescimento guiou-se pelas balizas constitucionais que prevêem a facilitação do acesso à justiça e a eficiência do Poder Judiciário, destacou. O magistrado lembrou a colaboração entre o município, a OAB e a administração da Justiça Federal da 4ª Região para tornar realidade o anseio da comunidade da região por uma vara federal.
A Vara Federal de Mafra atenderá a dez municípios, que antes eram subordinados à subseção judiciária federal de Joinville. Os municípios que fazem parte da jurisdição da Justiça Federal de Mafra são os seguintes: Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Itaiópolis, Mafra, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Três Barras. O juiz federal Antônio Fernando Schenkel do Amaral e Silva, da Vara Federal de Execuções Fiscais de Blumenau, responderá provisoriamente pela nova vara, até a designação do titular pelo TRF.
http://www.trf4.gov.br/trf4/noticias/noticia_final.php?id=4535

Fonte: Tribunal Regional Federal da 4ª Região - RS

Ações do documento

Conheça Mais

GCEAP
PRE

Processo Seletivo

Informativos

Informativo da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão

MPF Rádio

MPF Televisão

MPF no Youtube

MPF no Twitter

Informações da PR/SC em seu leitor de notícias

Campanhas
spinner