Você está aqui: Página Inicial Conteúdo Setores e Serviços Notícias - ASCOM Arquivo de Notícias do MPF/SC 2005 Novembro MPF quer demolir casa erguida às margens do Rio Mampituba (Criciúma)

MPF quer demolir casa erguida às margens do Rio Mampituba (Criciúma)

11/11/2005

O Ministério Público Federal ingressou com Ação Penal contestando a construção de uma casa às margens do Rio Mampituba, no município de Passo de Torres. Por fazer a divisa entre os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o curso d’água pertence à União.

A obra foi erguida por Geraldo Bandeira André, a 50 metros do rio Mampituba, considerada área de preservação permanente. Ao aterrar o local, o acusado destruiu a vegetação nativa da margem do rio até sua casa. A construção não possui licença do órgão ambiental competente e foi embargada pela Polícia de Proteção Ambiental.

Conforme o procurador da República em Criciúma Darlan Airton Dias, a pena máxima do crime é inferior a 2 anos. Por isso, o Juizado Especial Criminal Federal é competente para julgar a ação. Conforme Darlan, caso o réu não tenha antecedentes criminais, será feita uma proposta de transação penal, que consistirá nas obrigações de demolir a casa; apresentar e executar projeto de recuperação da área degradada.

ACP nº 2005.72.04.010918-9

Ações do documento

Conheça Mais

GCEAP
PRE

Processo Seletivo

Informativos

Informativo da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão

MPF Rádio

MPF Televisão

MPF no Youtube

MPF no Twitter

Informações da PR/SC em seu leitor de notícias

Campanhas
spinner