Você está aqui: Página Inicial Conteúdo Setores e Serviços Notícias - ASCOM Últimas Notícias MPF entra com ação contra União, Banco Central e Caixa

MPF entra com ação contra União, Banco Central e Caixa

27/08/2013 - Política tarifária sustentada pelas instituições viola o direito do consumidor
A Procuradoria da República em Santa Catarina propôs uma ação civil pública contra a União, que representa o Conselho Monetário Nacional (CMN), o Banco Central do Brasil (Bacen) e a Caixa Econômica Federal (CEF) por julgar que a política tarifária sustentada pelas instituições é abusiva.

A resolução do Banco Central nº 3.919, de 2010, prevê o pagamento de taxas, caso o cliente realize mais de dois saques mensais de sua conta poupança ou mais de quatro saques de sua conta-corrente e, ainda, mais de duas transferências entre contas de mesmo titular, para contas poupança, e mais de duas transferências entre contas do mesmo banco, para contas-correntes.

Na ação, o procurador da República Carlos Augusto de Amorim Dutra sustenta que, apesar dos avanços na regulamentação das atividades bancárias, "ainda remanescem alguns dispositivos que privilegiam o interesse unilateral das instituições bancárias". Ele pede que a resolução do Banco Central seja declarada inconstitucional e que a União seja proibida de emitir normas que limitem os serviços de saque e transferências. Também quer que a Caixa suspenda definitivamente a cobrança das tarifas e que o Bacen comunique os demais bancos sobre a suspensão.

Caso descumpram a decisão judicial, as instituições estarão sujeitas a multa diária em valor a ser estipulado pelo juiz.
Ação Civil Pública nº 5016192-48.2013.404.7200

Ações do documento

Conheça Mais

GCEAP
PRE

Processo Seletivo

Informativos

Informativo da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão

MPF Rádio

MPF Televisão

MPF no Youtube

MPF no Twitter

Informações da PR/SC em seu leitor de notícias

Campanhas
spinner